O evento abordou temas como economia circular, qualidade de vida e preservação da cidade
O Sistema Transporte esteve presente, no dia 13 de dezembro, no Seminário LIDE Cidades, realizado em São Paulo (SP). Promovido pelo LIDE (Grupo de Líderes Empresariais), o evento contou com o patrocínio do Sistema Transporte e reuniu especialistas e empresários para discutir estratégias voltadas à melhoria da qualidade de vida por meio do desenvolvimento urbano.
Com o tema central “Desenvolvimento urbano, ambiental, municipalidade e qualidade de vida”, o Seminário, sob a curadoria de Marcos Vinholi, head do LIDE Cidades, abordou assuntos relevantes, como economia circular, preservação das cidades e qualidade de vida. Os debates reforçaram a conexão entre esses temas e o setor de transporte, que desempenha papel fundamental na mobilidade de pessoas e cargas nos centros urbanos.
A programação incluiu dois painéis principais. O primeiro tratou da melhoria da qualidade de vida a partir do desenvolvimento urbano, da engenharia de trânsito e da preservação das cidades. O segundo painel abordou avanços nos planos municipais de descarbonização, economia circular e sustentabilidade ambiental, destacando iniciativas que promovem cidades mais limpas e resilientes.
Representando o Sistema Transporte, João Guilherme Abrahão, gerente executivo de Governança e Gestão Estratégica da CNT, destacou, em sua fala, a importância de políticas públicas que fortaleçam a mobilidade urbana como fator essencial para o bem-estar nas cidades. “O transporte é um dos pilares para alcançar qualidade de vida nas áreas urbanas. Investir em mobilidade sustentável é investir no futuro das cidades e no bem-estar de seus habitantes”, afirmou.
O gerente destacou que o Brasil tem uma oportunidade ímpar de aprimorar a oferta de serviços de transporte público para a população por meio da atualização da legislação federal relacionada ao transporte coletivo urbano.
“Acreditamos que o PL nº 3.278/2021, aprovado, recentemente, na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal, reúne os elementos para a resolução dos obstáculos enfrentados para a melhoria desse serviço público, permitindo um ambiente seguro para todas as partes envolvidas: usuário, poder público e iniciativa privada”, disse João Guilherme.
Na ocasião, o deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ) enfatizou a necessidade de o Congresso Nacional enfrentar o debate sobre o fortalecimento da mobilidade urbana em todas as regiões do Brasil. Ele também afirmou que o PL nº 3.278/2021 será tratado como prioridade pela Câmara dos Deputados após a sua aprovação no Senado Federal.
Sobre o LIDE
Fundado no Brasil, em 2003, o LIDE é uma organização que reúne executivos dos mais variados setores de atuação em busca de fortalecer a livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança nas esferas pública e privada.
Presente em cinco continentes e com mais de duas dezenas de frentes de atuação, o grupo conta com unidades em todas as regiões do Brasil e em todos os continentes, com o propósito de potencializar a atuação do empresariado na construção de uma sociedade ética, justa, desenvolvida e competitiva globalmente. O LIDE é presidido, desde 2020, pelo empresário João Doria Neto.
Por Agência CNT Transporte Atual